Comprovado: maneira eficaz de reduzir custos com papel toalha

Você sabe quanto sua empresa gasta, no total, com o papel toalha utilizado para secagem das mãos nos toaletes?

Segundo um estudo da IDC, líder em inteligência de mercado das indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, feito em parceria com a empresa de consultoria Gartner Inc, 3 a 7% da receita de uma empresa é destinada somente a custos com papel.

O que seria esse valor para sua empresa? Você sabe dizer?

Os gastos com papel toalha não se restringem apenas aos mais óbvios como o papel toalha em si. Quando falamos de uso de papel toalha existem os custos invisíveis. Mais difíceis de serem identificados, nele incluem-se questões como a área física necessária para armazenamento desses materiais, equipamentos para armazenamento, repositores, pessoal de limpeza, lixeiras e, até mesmo, a produtividade organizacional e a higienização dos ambientes.

Diante disso, como avaliar quais são os fatores que estão impactando sua empresa, reduzir gastos e, ainda, garantir mais eficiência na gestão de materiais e recursos da sua empresa?

Nós viemos te ajudar nisso! Entenda mais sobre como o uso de papel toalha impacta seu negócio e confira nossas dicas de como economizar reduzindo os custos com papel toalha.

Cenário da produção e consumo de papel no mundo

De acordo com o The World Counts, site que reúne dados de diversas organizações para pensar criticamente sobre os desafios globais quanto ao consumo e preservação do meio ambiente, o consumo global de celulose – principal matéria-prima do papel – e seu produto final deve dobrar no período de 2010 a 2060.

Dados mais recentes do consumo mundial de papel segundo o Statista mostra que apenas em 2018, foram consumidos 421.88 milhões de toneladas de papel globalmente. No Brasil, no primeiro semestre de 2020, de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o consumo aparente de papel (ou seja, a soma da produção nacional mais as importações, menos as exportações) foi de 4.224 toneladas.

Imagine só o quanto de celulose, água e energia elétrica foi necessário! O The World Counts, por exemplo, calcula em médio o uso de 324 litros de água para produzir apenas um quilograma de papel.

E se o consumo de papel aumenta, consequentemente também cresce a quantidade de resíduos, decorrentes da produção e do descarte após o uso.

Além disso, também há uma maior pressão sobre a vegetação nativa, que é desmatada para dar lugar às monoculturas de eucalipto e pinho, árvores das quais serão extraídas a celulose.

É fato que o aumento da população e do padrão de vida aumentou a demanda por papel de uso doméstico e sanitário (aumento de 27% desde 2010). O transporte de bens de consumo elevou a demanda por embalagens aumentando as necessidades de material de empacotamento (aumento de 23%).

As mudanças provocadas pela pandemia na forma de trabalhar, conviver, consumir e se relacionar, desde a pandemia do coronavírus, trouxeram à tona debates como a questão climática e a responsabilidade social. As empresas, cada vez mais, deverão priorizar iniciativas sustentáveis alinhadas à preservação ambiental e a prosperidade social, a bem conhecida sustentabilidade corporativa.

Mudanças nos hábitos de Secar as Mãos

Com diversos setores retomando as atividades presenciais, fica a pergunta: voltamos ao modo como funcionamos anteriormente? Ou seguimos com as mudanças adotadas durante o período remoto na gestão de atividades e negócios?

Essas questões abrangem diversos setores e atividades de uma empresa, incluindo o uso de papel. As questões de higiene, higienização dos espaços, cuidados com a saúde individual e coletiva, adaptação de equipamentos, acessórios e tecnologias que pudessem evitar o alastramento do vírus e sustentar quadros positivos de saúde foram modificados.

Se essas mudanças e tecnologias funcionaram bem nesse cenário, serão mantidas nessa nova fase que vivemos?

A queda na demanda por papel de uso sanitário, como o papel toalha, que já ocorria nos últimos anos, aumentou ainda mais. A retomada do trabalho nos escritórios, as aulas presenciais em universidades e escolas, as opções de lazer em espaços coletivos como bares, restaurantes, shoppings, irá demandar medidas de economia, redução de custos e implementação de melhores soluções que não aumentem o consumo e desperdício de papel.

No lugar de querer instalar dispositivos de papel toalha em sua empresa, o ideal é que o uso do papel seja substituído por secadores de mãos, mais econômicos, higiênicos e eficientes. Assim, você moderniza seus processos e começa a adotar as tecnologias e ferramentas que estão disponíveis e a seu alcance.

Maneira eficaz comprovada de reduzir custos com papel toalha

Hoje, a vantagem em instalar um secador de mãos é altamente significativa. A energia para operar o secador de mão é menos de 10% do custo das toalhas de papel, incluindo a eliminação dos custos referentes a comprar os papéis toalha, sacos de lixo, armazenar, reabastecer e também coletar os resíduos.

O uso do secador de mãos é 18,6 vezes mais econômico que o uso de papel toalha, além de ser mais sustentável e ter um impacto melhor sobre o meio ambiente.

A DakMark alia tecnologia e automatização, trabalhando com produtos eletrônicos na área de higiene para residências, empresas, shoppings, escolas, indústrias e os mais variados segmentos. O Dakmark modelo Eco 1800 tem uso comprovado de 100% de eficiência, chegando a 95% de economia.

Acesse o nosso site e conheça nosso produto com suas vantagens e benefícios. Se quiser mais orientações sobre como escolher o produto ideal para o seu negócio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp