Em pleno 2022 a sua empresa ainda usa papel toalha?

Em pleno 2022 a sua empresa ainda usa papel toalha? Por mais absurda que pareça essa afirmação em tempos de tantos debates sobre sustentabilidade, muitas empresas ainda não se atualizaram e modificaram suas estruturas de toilette em relação a como os usuários podem secar as mãos.

Em um momento em que a responsabilidade social e o compromisso com o meio ambiente são metas relacionadas aos famosos ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, faz-se necessário que as empresas busquem fornecedores com propostas sustentáveis, que promovam eficiência, qualidade e soluções práticas para a questão “uso de papel toalha”.

Você sabia que o uso de papel cresceu mais de 400% em todo o mundo nos últimos 40 anos? A consequência disso é o derrubamento em massa de árvores e mais árvores, e esse desmatamento causado para produzir papel é um grande ameaça para o meio ambiente.

Quando você reduz ou melhor, elimina o uso de papel toalha, você contribui para a preservação do nosso ecossistema.

Já pensou nessa conta? Se você utiliza de 3 a 4 folhas por dia, a cada vez que vai ao banheiro, suponhamos que você vá apenas 4 vezes no dia… e multiplica isso pelo número de pessoas que trabalham e circulam na empresa por dia, vezes os dias do ano… a conta fica cara, não é mesmo?

Fica cara porque envolve aquisição mensal de papel toalha, funcionário para o controle de estoque e compra, funcionário para reposição diária do material e, mais caro ainda, para o meio ambiente.

Substituição do uso de papel toalha nas empresas

A higienização das mãos é um hábito importante que evita a proliferação de germes e a transmissão de doenças. Tão importante quanto a prática de lavar as mãos, é o ato de secá-las.

Meios mais sustentáveis e modernos utilizados para a secagem das mãos são os secadores que utilizam jato de ar, vistos em banheiros de shopping centers, supermercados, aeroportos, restaurantes, academias e empresas que priorizam as boas práticas de governança e sustentabilidade.

Entenda alguns exemplos de consumo mensal:

  1. Escritórios e Comércios: 1.000 secagens por mês = 8.8 kW/h por mês
  2. Padarias e Restaurantes: 5.000 secagens por mês = 44 kW/h por mês
  3. Academias, Clubes e Hospitais: 10.000 secagens por mês = 88 kW/h por mês
  4. Indústrias e Supermercados: 100.000 secagens por mês = 880 kW/h por mês
  5. Shoppings: 500.000 secagens por mês = 4.400 kW/h por mês.

Quer calcular o da sua empresa? Acesse o nosso simulador de economia.

E qual a vantagem de se oferecer este tipo de serviço aos seus usuários ou clientes? Já vamos falar sobre isso!

Vantagens do uso do secador de mãos sobre o papel toalha

Vamos reunir as vantagens em pequenos tópicos como: Economia, Higiene, Sustentabilidade e Mão-de-Obra. Confira!

  • Economia
    Existem inúmeros pontos positivos para o uso do secador de mãos em substituição ao papel toalha, mas o primeiro disparado é: economizar dinheiro! Eles economizam 90% dos gastos na secagem das mãos, isto é: para cada R$ 10,00 gastos com papel toalha, consume-se apenas R$ 1,00 (em energia elétrica) pelo secador de mãos.
  • Higiene
    O segundo motivo da escolha dos secadores de mãos é a higiene. O uso do secador de mão elimina o papel toalha, que pode apresentar contaminação, eliminando também os cestos de lixo, de forma que os lavatórios permaneçam limpos e livres de entupimentos.
  • Sustentabilidade
    As convencionais folhas de papel toalha provocam um desequilíbrio em nosso meio ambiente, pois, para produção de uma tonelada de papel, são necessárias34 árvores em média e a poluição de 5.000 litros de água, que se transforma em 35% do lixo urbano coletado diariamente.
    Além disso temos o impacto do transporte nos caminhões para levar para os centros de distribuição, e, depois, levar para os ambientes de descarte – lixões. E os sacos plásticos para o descarte higiênico nos banheiros.
  • Redução da mão de obra
    Os secadores estarão disponíveis 24 horas nos estabelecimentos, reduzindo assim o trabalho de reposição de papel toalha nos lavatórios.

Bem, acho que já deu para você entender. Dizem que o preto combina com tudo, mas o verde também, graças às empresas que estão assumindo mais e mais responsabilidades com relação ao meio ambiente, procurando soluções eficientes para serem mais sustentáveis.

A DakMark alia tecnologia e automatização, trabalhando com produtos eletrônicos na área de higiene para residências, empresas, shoppings, escolas, indústrias e os mais variados segmentos. Acesse o nosso site e conheça nossos produtos.

Se quiser mais orientações sobre como escolher o produto ideal para o seu negócio, confira nossas dicas aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp